Maio Vermelho: mês de luta contra o câncer de boca.
- Eduarda Mendes
- 19 de mai.
- 4 min de leitura
A Lei Estadual nº 12.535, de 14 de junho de 2006, instituiu o dia 31 de maio como Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal no Rio Grande do Sul. Essa lei tem como objetivo promover a conscientização e ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.
A lei Federal nº 13.230, de 28 de dezembro de 2015, institui a semana nacional de prevenção do câncer bucal.
Como surgiu o Maio vermelho?
A campanha Maio Vermelho é amparada pela lei estadual nº 12.535 e o mês de maio foi escolhido porque 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, principal causa desta e de outras doenças.
A ideia de ampliar as ações e criar o Mês Maio Vermelho, nasceu nas reuniões do Comitê das Entidades de Classe do RS (CECO/RS), em 2011. Nesta ocasião, representantes da
odontologia gaúcha trabalharam em conjunto para organizar os eventos. Os cirurgiões-dentistas Juliana Romanini (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Hospital de
Clínicas de Porto Alegre) e Vinícius Carrard (Faculdade de Odontologia-UFRGS, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e TelessaúdeRS) deram formato ao Projeto Maio Vermelho e,
anualmente, seguem trabalhando para alcançar os objetivos traçados junto de um grupo permanente e contínuo.
Qual símbolo utilizado no maio vermelho: luta contra o câncer de boca?
A flor na boca, símbolo da luta contra o câncer bucal, foi inspirada na peça “O homem com a flor na boca!” do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. Nesta obra, um homem recebe a flor da morte sobre os lábios como símbolo do câncer, propondo uma reflexão sobre o sentido da vida.
A gérbera, flor escolhida pelo Projeto, representa a positividade e a beleza da vida. O logo foi proposto pela primeira vez em 2011 e renovado em 2021 com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Capão da Canoa, RS.

Qual o objetivo principal dessa luta?
O Projeto Maio Vermelho busca qualificar os dentistas e demais profissionais da saúde sobre o câncer de boca para que possam levar à população a melhor informação sobre
a prevenção, diagnóstico precoce e suporte durante o tratamento oncológico.
Para atingir os objetivos, são necessários diferentes frentes de atuação dentro da linha de cuidado ao paciente. Nesse sentido, é fundamental que o cirurgião-dentista esteja presente em todas as etapas desse processo, sendo possível observar duas principais frentes: educação e atuação dos dentistas e instituições.

E qual o principal propósito do Projeto Maio Vermelho?
Infelizmente, muitos diagnósticos do câncer de boca ocorrem em estágios avançados da doença. A principal meta, além de atuar na prevenção ao trabalhar com os fatores de risco com a população, é aumentar o diagnóstico precoce do câncer bucal. Assim, os tratamentos são mais efetivos, sendo possível reduzir as taxas de mortalidade e dar mais qualidade de vida ao paciente.
O verdadeiro propósito dessa campanha é SALVAR VIDAS!

O QUE É O CÂNCER DE BOCA?
O câncer de boca está entre os mais prevalentes no Brasil e no mundo e pode ser definido como um conjunto de neoplasias malignas que afetam diversos sítios anatômicos como lábio, língua, gengiva, assoalho da boca, palato duro e outras partes da boca.
A língua é o sítio anatômico mais acometido, e o carcinoma de células escamosas (CCE) é o tipo histológico mais frequente, correspondendo cerca de 95% dos casos.
O câncer bucal é uma doença potencialmente fatal que pode afetar pessoas de todas as idades, sendo mais comum em homens tabagistas acima de 40 anos. É uma doença agressiva com uma taxa de sobrevivência de apenas 50% ao longo de 5 anos. As pessoas que sobrevivem apresentam sequelas severas do tratamento, que limitam ou comprometem totalmente as atividades profissionais, sociais e também familiares.
Sinais de alerta:
Feridas e caroços que não cicatrizam em até 14 dias;
Áreas vermelhas ou brancas em qualquer parte da boca;
Sangramentos sem causa conhecida;
Rouquidão persistente, dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
Em alguns casos as lesões não doem!
Quais são os fatores de risco para o câncer de boca?
Fumo e outras formas de tabaco: cigarro, narguilé, cigarro eletrônico, entre outros, são
os principais fatores relacionados à doença.
Exposição solar diária sem proteção: principal causa para o câncer de lábio.
Consumo de bebidas alcoólicas.
HPV: contato bucal com o vírus do HPV.
Como é feito o diagnóstico do câncer de boca?
O dentista ou médico realiza um exame bucal para ver se há alguma alteração. Se for constatada alguma alteração, o paciente poderá ser encaminhado para atendimento especializado com um estomatologista. A confirmação do diagnóstico depende de uma biópsia (remoção de um pequeno fragmento para análise no microscópio).
Já o tratamento do câncer de boca é feito pelo cirurgião de cabeça e pescoço/oncologista/radioterapeuta e o dentista deve atuar antes, durante e após o tratamento oncológico, dando todo o suporte odontológico e reabilitação necessária.


Quer saber mais informações sobre o Maio Vermelho?
Siga o Instagram @projetomaiovermelho
E fique por dentro das ações realizadas.
.png)











